Reduzir custos é uma questão frequente na sua empresa de cuidadores? Saiba que isso é bastante comum nesse mercado, mas não precisa ser assim. A gestão das empresas de cuidadores é um dos fatores mais importantes para que o tempo seja utilizado de maneira mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.
Porém, para que isso aconteça, é necessário mapear o funcionamento e compreender onde é possível realizar alterações. Continue a leitura e compreenda melhor!
1. Otimize a comunicação entre empresa, profissionais e familiares
Se a sua empresa realiza o contato entre cuidadores e pacientes por meio do WhatsApp, provavelmente você já precisou lidar com problemas com a administração de conversas fora do horário comercial, áudios e outras situações. Além disso, esse atendimento demanda um tempo considerável, que poderia estar sendo aplicado para outras tarefas.
Otimizar esse processo pode gerar uma formalidade maior, limitando o atendimento ao horário comercial, além de gerenciar com mais eficiência as conversas, reduzindo o tempo de atendimento e até possibilitando o atendimento de um número maior de pacientes. Mas como fazer isso?
Com o Closer Care, nosso sistema criado para empresas de cuidadores, você pode ter uma área de comunicação para que os familiares possam enviar mensagens com maior segurança e privacidade.
Além disso, uma das maiores preocupações das famílias é justamente saber se os serviços estão sendo realizados corretamente. Ao usar um sistema como o Closer Care, você consegue ter em mãos as informações históricas do dia a dia, saber se as medicações foram administradas no horário correto, checar informações de saúde da pessoa cuidada, entre outros eventos. Com isso, é possível reduzir a quantidade de contatos e otimizar ainda mais a comunicação.
2. Controle tudo que acontece nas residências, minuto a minuto
Por falar em acompanhamento de informações, esse ponto não é vantajoso apenas para os familiares. A empresa de cuidadores que implementa o Closer Care tem acesso a um painel com informações de todos os pacientes, simultaneamente, além das atividades que ocorrerão na próxima hora. Se o cuidador não realizar a tarefa no momento em que deveria, o sistema sinaliza em amarelo, possibilitando que a empresa possa melhorar seu controle de qualidade.
É como o ditado diz: “É melhor prevenir, do que remediar”. Os serviços de cuidados domiciliares exigem atenção e eficiência, pois trabalha com o bem-estar de pessoas e erros, ainda que pequenos, podem significar problemas graves e processos.
Além disso, a gestão dos turnos fica muito mais eficiente, uma vez que o sistema conta com soluções como o check-in por geolocalização e possibilita a gestão completa das escalas de trabalho, automatizando tarefas com a replicação semanal e mensal. Contagem de plantão e de horas? Essas tarefas se tornam automáticas, liberando tempo para outras mais importantes.
3. Reduza a burocracia e a papelada
Não é à toa que a maior parte das empresas já não realiza a gestão por meio de papéis e documentos físicos. E nem estamos nos restringindo ao mercado de cuidados domiciliares, uma vez que diversas corporações, de todos os nichos, passaram pela transformação digital e agora colhem os benefícios que ela pode proporcionar.
Quando falamos em papéis, automaticamente estamos falando de um processo de arquivamento de informações que precisam ser catalogadas e protegidas. O que acontece se houver um acidente? E se um arquivo for danificado de alguma maneira? Como localizar uma informação específica em uma pilha de papéis? Sem contar nos custos e tempo que esse arquivamento acaba demandando.
Hoje, não é preciso mais depender desse tipo de processo. Podemos armazenar dados em nuvem, que tornam as tarefas como a organização das pastas automatizadas e você pode realizar pesquisas em segundos para encontrar o arquivo que precisa.
Com o Closer Care, por exemplo, os dados armazenados em nuvem podem ser consultados facilmente por pessoas com as credenciais de autorização necessárias. Eles são criptografados e, mesmo que aquela máquina usada para a gestão tenha algum tipo de problema, eles estão a salvo na nuvem, em servidores robustos e eficientes.
Por fim, essas informações ainda podem substituir o caderno de evolução, que precisa ser produzido e distribuído (e tem custos), além de reduzir a quantidade de visitas de supervisão. Como a plataforma está na nuvem, ela pode ser acessada de qualquer equipamento como computador, tablet e smartphone, basta ter acesso à internet.
4. Ofereça treinamentos e feedbacks para a equipe
Não basta ter ferramentas, é muito importante que toda a equipe saiba como utilizá-las. Por isso, ainda que existam opções no mercado, sua empresa deve decidir por aquela que possa oferecer a capacitação do seu time, além de oferecer o suporte necessário. Novamente usando um exemplo do nosso sistema, nós oferecemos treinamento, além do acompanhamento e o canal exclusivo para tirar dúvidas ou reportar problemas do sistema.
Indo além das ferramentas, o ideal é que a sua empresa também monitore a qualidade dos atendimentos e entenda onde estão os erros e os pontos fracos da equipe, para poder adotar estratégias e implementar os treinamentos necessários. O mercado é competitivo e cada vez mais os clientes se importam (com toda razão) com atendimentos mais humanizados, eficientes e com experiências mais agradáveis.
5. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia chegou para mudar a maneira como fazíamos as coisas e isso já pode ser notado na prática, afinal, quem ainda manda cartas, por exemplo? Nós conhecemos o mercado de saúde domiciliar e usamos essa expertise, aliada a tecnologia, para construir uma ferramenta que pudesse facilitar os processos e otimizar a gestão da empresa de cuidadores.
Ela tem como foco solucionar os principais problemas da área e pode ser útil, até mesmo, para que os administradores possam usar as informações para tomar decisões estratégicas e precisas para o futuro da empresa.
Assim como outros setores, algumas empresas são mais resistentes do que outras para adotar soluções mais modernas, no entanto, como já vimos acontecer com diversas organizações, as que buscam otimizar seus serviços tendem a se destacar, ganhando diferencial competitivo.
Nós trouxemos uma solução que pode ajudar na gestão das empresas de cuidadores, reduzindo os custos e melhorando a eficiência dos seus serviços, agora, esperamos você para que possamos trabalhar pelo sucesso da sua empresa. Entre em contato e solicite uma demonstração sem compromisso!