Contact Us:

670 Lafayette Ave, Brooklyn,
NY 11216

+1 800 966 4564
+1 800 9667 4558

Os serviços de cuidados domiciliares já estão sendo cada vez mais popularizados no Brasil, no entanto, ainda existe uma confusão acerca do termo home care e cuidador que, muitas vezes, são considerados sinônimos – embora não sejam. 

Apesar de parecerem atividades similares, e o termo home care poder ser traduzido como “cuidado domiciliar”, um cuidador exerce tarefas diferentes e, em alguns casos, pode ser necessário unir os serviços desses dois tipos de serviços para que a pessoa possa ser atendida de forma plena. Quer entender melhor cada um dos dois e acabar com a dúvida de uma vez por todas? Basta continuar a leitura!

Qual o significado de home care?

O serviço de home care é indicado por médicos, quando considerado que o tratamento pode ser concluído em casa. Ele pode ser recomendado para casos de baixa complexidade, como para a realização de curativos e aplicações de injeções, ou para casos mais complexos, como assistência ao paciente terminal.

Para que ele seja realizado, são observadas as necessidades individuais e, com base nisso, podem ser indicados profissionais de diferentes especialidades para tarefas desde administração de medicamentos controlados, análises clínicas e aplicação de injeções, até exercícios de fonoaudiologia e fisioterapia. 

De modo geral, esse profissional tem como foco a saúde do paciente e precisa de uma formação compatível para essas responsabilidades, além de registro em órgãos competentes como COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e CRM (Conselho Regional de Medicina). 

Quanto ao período de atuação, dependerá das funções desempenhadas. Em alguns casos, são necessários os serviços de enfermagem 24 horas por dia, enquanto um fisioterapeuta pode estar presente apenas durante as sessões de exercícios, por exemplo. 

No Brasil, quase um milhão de pessoas se beneficiam desse tipo de tratamento, que tem como objetivo benefícios como evitar infecções hospitalares e oferecer mais conforto ao paciente, além de maior proximidade com familiares.

E o que são cuidadores?

Enquanto os profissionais de home care realizam serviços voltados especificamente para a saúde, os cuidadores são profissionais que zelam pelo bem-estar do paciente em tarefas como cuidados de higiene pessoal, alimentação, mudanças de posição na cama e/ou cadeira, ajuda para tomar sol, locomoção, realização de atividades de lazer, além de comunicar a equipe de saúde sobre o estado da pessoa cuidada.

Os cuidadores não são, necessariamente, profissionais da área da saúde, embora alguns sejam auxiliares e técnicos de enfermagem. Eles também podem ser pessoas que se capacitaram em cursos específicos para essa tarefa, mas são categorizados como domésticos e, por isso, não podem realizar procedimentos médicos. 

Sendo assim, eles podem seguir a orientação de profissionais como nutricionistas e equipe médica para realizar as tarefas, mas não têm como responsabilidades atividades como receitar ou indicar remédios e tratamentos e realizar procedimentos de enfermagem como aplicação de injeções. Além disso, os cuidadores têm como foco apenas a pessoa para o qual foram incubidos de cuidar e não realizam tarefas como afazeres domésticos, nem servem familiares e visitantes, nem cuidam de animais de estimação.

Vale ressaltar, que alguns cuidados de saúde também podem ser realizados, como a troca e limpeza de curativos simples e administração de medicações via oral. Porém, sempre com a orientação do médico do paciente.

Apesar de serem muito relacionados aos idosos, os cuidadores também podem atender crianças, pessoas acamadas ou acidentadas, entre outros casos que demandam auxílio para as atividades de bem-estar.

A contratação desses profissionais gera inúmeros benefícios para a pessoa cuidada, uma vez que sua função é auxiliar tudo o que a pessoa poderia fazer, se não houvesse limitações em sua saúde. 

O sentimento de segurança, suporte e autonomia evita sentimentos como perda de independência e carência e o contato com outras pessoas minimiza a possibilidade de patologias como ansiedade e depressão, além de reduzir o risco de quedas e garantir aderência às prescrições médicas e tratamentos de saúde.

Por que é importante conhecer as diferenças entre home care e cuidador?

Não é incomum que familiares confundam os termos e, com isso, solicitem tarefas equivocadas para os profissionais. Um enfermeiro, por exemplo, não tem como responsabilidade servir comida ou dar banho no paciente, da mesma forma que um cuidador não pode realizar uma análise clínica.

Além disso, ao solicitar tarefas que não são de responsabilidade do cuidador, a família pode estar retirando a atenção da pessoa que está sendo cuidada. Detalhes podem ser pré-acordados no contrato de trabalho, sempre dentro da razoabilidade.

Sendo assim, conhecer as diferenças entre home care e cuidador pode facilitar pela busca do profissional e dos serviços mais adequados para cada caso. Até mesmo porque alguns convênios podem cobrir ou reembolsar os serviços de home care.

Eles podem trabalhar juntos?

Justamente por cumprirem com atividades diferentes, os serviços de home care e cuidador podem ser implementados juntos. Na verdade, geralmente o home care exige também os serviços de um cuidador para cuidados paliativos, mas os cuidadores podem atender pessoas que não necessitem do auxílio médico, dispensando a necessidade do home care. 

Cada caso deve ser analisado separadamente para que sejam indicados os profissionais adequados para cada necessidade do paciente.

Conhecendo a Closer Care

A Closer Care é uma plataforma que tem como objetivo auxiliar na execução dos serviços de empresas de cuidadores. Apesar do serviço já ser amplamente realizado no Brasil, muitas vezes, as empresas utilizam ferramentas como WhatsApp para comunicação e cadernos de evolução para acompanhamento dos pacientes. Porém, essas atividades geram trabalho e custos que poderiam ser reduzidos ao usar uma plataforma como a nossa.

Entre as funcionalidades do software podemos citar o monitoramento da administração de medicações, intercorrências e alarmes para eventos como horário do almoço, higiene pessoal, entre outras. 

As famílias dos pacientes podem ter acesso aos dados e acompanhar o cuidado de seus entes queridos em tempo real e as empresas conseguem monitorar todas as atividades, incluindo o controle de profissionais por Geolocalização (GPS), armazenamento de dados com segurança na nuvem entre outras tarefas que podem beneficiar todas as partes. 

Conheça melhor as funcionalidades do nosso sistema!

1